© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados

BIOGRAFIA


Nascido no Brooklyn em 1928, Frank Frazetta é um dos mais influentes artistas da arte fantástica, ficção científica e terror. Iniciou a sua carreira como desenhista de histórias em quadrinhos. Produziu capas para a revista Famous Funnies e Weird Science Fantasy. Nos anos 50, com uma abordagem visual única começou a impor um padrão estético que viria a ser sua marca registrada. Após o fracasso comercial de uma tira chamada Johnny Comet, começou a trabalhar no estúdio de Al Capp, onde ganhava muito pouco. Quando Al resolveu reduzir o salário ele pediu as contas e mesmo com a fúria de Al Cap que disse que ele não conseguiria nada fora dali, Frazetta foi tentar a sua carreira sozinho. 

Após algum tempo trabalhando com George Evans, Harvey Kurtzman encomendou-lhe alguns trabalhos de Annie Fanny. Uma arte sua de Ringo Starr feita para um pôster da revista MAD, despertou a atenção de alguns executivos da United Artist. Logo, lhe encomendaram o pôster do filme What’s New, Pussycat?
Em 1964, Frazetta conheceu Jim Warren, dono e diretor da revista Creepy. Dessa vez Frank Frazetta teria total liberdade para criar e finalmente ele pode mostrar o máximo de seu talento. A parceria  durou até 1972, quando a revista Creepy fechou. Frazetta se afastou dos quadrinhos e passou a expor em galerias as suas pinturas e ilustrou por encomenda.para diversas publicações, entre elas os livros de "Conan - O bárbaro" escrito por Robert E. Howard.

Em 1968, depois de perambular por vários médicos com problemas sérios na tireoide  ficou oito anos sem pintar. Felizmente, ele encontrou um tratamento adequado, e voltou a produzir suas fantásticas pinturas.
Em 1971 a pintura "Conan the Conqueror (Conan, O Conquistador)" de Robert E. Howard, publicado pela editora Lancerfoi vendida por 1,5 milhões de dólares. Anteriormente, o maior valor obtido em leilão por uma pintura de Frazetta era de 251 mil dólares, pagos em 2008 pela arte da capa de Escape on Venus, um livro de Edgar Rice Burroughs.

Em 2000  um grande projeto pessoal foi realizado. A abertura do Frank Frazetta Museum na Pensilvânia.
O mestre faleceu em 2010 e deixou um legado artístico enorme com influências em todo os artistas do mundo inteiro.




3 comentários:

  1. Frazetta já veio com um dom muito apurado e com certeza é uma escola para todos os artistas que tem inclinação para desenho e pintura da anatomia, paisagem e arquitetura, meus respeitos a este valoroso artista.

    ResponderExcluir
  2. Frazetta foi um grande exemplo como homem e artista. Obrigado pelo comentário. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Frazetta foi um grande exemplo como homem e artista. Obrigado pelo comentário. Abraços

    ResponderExcluir