© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados

Releitura 3: Warriors Fight Dragon Reptile



Warriors Fight Dragon Reptile - 1973 - Nanquim
© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados

Warriors Fight Dragon Reptile - 2013 - Óleo sobre canvas board
2013 © Celso Mathias

Bom pessoal, aí está mais uma interpretação em óleo de um dos nanquins do mestre Frazetta e 40 anos de separação entre as duas.
Talvez essa pintura, tenha sido a última nesta técnica, pois ainda que eu ame pintar com óleo e toda a plasticidade que essa tinta dá, é preciso um espaço muito bom para deixá-la secando sem o risco de alguém esbarrar e colocar a perder todo o trabalho e no momento eu não disponho no meu estúdio de um espaço assim, já que a minha técnica principal é a acrílica. Uma pena!

Mais uma vez esbarrei em grandes dificuldades nesse estudo, tentando entender como eram as pinceladas, a sua maravilhosa paleta e o raciocínio cromático de Frank Frazetta. De novo eu tiro o meu chapéu para ele.

Nesta arte, assim como na releitura anterior, tive que imaginar um cenário para ambientar a cena original feita a nanquim. Tive também que imaginar todas as texturas e músculos dos guerreiros, o que eu só tinha em traços, neste caso entrou muito a minha experiência como desenhista e pintor.

Achei por bem, deixar algumas partes do underpainting aparecendo. Várias pinturas de Frank Frazetta isso é evidente.

Até o próximo estudo.


13 comentários:

  1. Caraca Celso, muito bom. Muito mesmo. Quantos estudos fodas vc fez cara.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo trabalho Celso!! Parabéns pela releitura. O mestre deve estar orgulhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eduardo. Puxa, tomara que ele orgulhoso! Tudo isso eu faço por amor a arte e a pintura dele!!! Abração!

      Excluir
  3. Um estudo, Celso?!? Você diz que é apenas um Maldito estudo?!?
    Cara, isto está maravilhoso! Tiro meu chapéu para você meu camarada. Mesmo se eu viver uns 300 anos, jamais vou entender porque você e o grande José Roosevelt não são tão prestigiados como um Juarez Machado, por exemplo. Só tenho a lamentar e parabeniza-lo pelo domínio impecável da técnica.
    Grande abraço, saúde e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo muito obrigado!!! Esse negócio de prestígio ou reconhecimento é complicado sabe? Já briguei comigo muitas vezes sem entender muito bem como isso se dava, e hoje, estou mais sossegado!! Sigo meu caminho fazendo arte por amor e não por fama! As sementes a gente joga no solo, quando vão germinar já é outra história...
      Grande abraço e obrigado!

      Excluir
  4. Caramba, fui acertar um erro de português e apaguei o comentário. Bom, vamos lá. Estou cada vez mais maravilhado com seu talento e principalmente com seu empenho em nos oferecer oportunidades tão preciosas de apreender/aprender. Obrigado Mestre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias, se um dia eu tiver meios($$) folgados, ensinarei a minha arte a todos de graça. No momento não dá, quem sabe no futuro? Tenho muito prazer em passar o meu conhecimento para artistas realmente interessados em aprender e evoluir. A mesma solicitude que recebi do mestre Frazetta, tento doá-la a rapaziada artistas como eu! Forte abraço!!!

      Excluir
  5. Vou chover no molhado...então:!!!!!!!!Valeu, Celso!

    ResponderExcluir
  6. Gil, seus comentários nunca chovem no molhado porque são todos sempre imbuídos de inteligente, sensibilidade e perspicácia. Portanto vai se preparando pra escrever porque eu estou apenas começando meus posts (KK). Abração pra vcs.

    ResponderExcluir
  7. Demais heim! Aprecio demais o teu trabalho é muito inspirador!! Parabéns

    ResponderExcluir