© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados

ESTUDO/CÓPIA: Moon Maid



Moon Maid - 1972
© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados

Como já citei dezenas de vezes, eu estudo a obra do Frank Frazetta há trinta anos e cada vez mais descubro coisas novas que acrescentam em minha jornada artística.
A forma como ele compunha as massas de sombra e luz, o jogo de primárias e complementares, a solidez das cores neutras como equilíbrio cromático, a firmeza da composição, o direcionamento do olhar através dos volumes,etc. Tem muito aprendizado para explorar na obra deste mestre contemporâneo da arte fantástica. 

Moon Maid - 2013
Pintado por Celso Mathias
ETAPA 1: Underpainting - Estudo das massas de sombra e luz
ETAPA 1

ETAPA 2: Mancha(lavada) do cenário e ambientação cromática
ETAPA 2

ETAPA 3: Detalhamento das sombras do primeiro plano
ETAPA 3

ETAPA 4: Construindo o primeiro plano  a partir das massas escuras
ETAPA 4


ETAPA 5: Construindo os volumes do centauro.
ETAPA 5


ETAPA 6: Adicionando sub tons e luz ao centauro.
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 ETAPA 7: Construindo as montanhas.
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 ETAPA 8: Dando volume e luz ao cenário.
ETAPA 8

ETAPA 9: Dando volume e luz ao cenário.
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ETAPA 10: Ajustando detalhes do centauro e clareando as luas.
ETAPA 10


ETAPA 11: Detalhando as rochas, pássaros e cinturão do centauro.
ETAPA 11

ETAPA 12: Trabalhando a pele e capacete da mulher.
ETAPA 12

ETAPA 13: Trabalhando o volume da pele e retoques finais.
ETAPA 13

OBRA FINAL
40 x 50 cm
Acrílica sobre canvas board
2013 - Celso Mathias studio



Considerações sobre o estudo:

Sutilezas e nuances encantadores para uma obra relativamente pequena.
Frazetta é o mestre das cores. Ele cria uma estrutura de superposição das cores de tal maneira que nada fica em excesso, nada chama muita atenção, apenas e exclusivamente para o que ele deseja, e isso é claramente intencional.
Pude sentir isto até o exato momento de pintar a mulher. A pintura reluzia luz porém uma luz difusa e quebrada por  cores levemente sujas contrabalançadas com uma gama de tons neutros.
Quando pintei a mulher pude notar que a pintura toma outra linguagem completamente diferente e como em um passe de mágica, tudo se orquestra. É como se as cortinas abrissem, a luz acendesse, a sinfonia começasse a ser tocada e a apresentação iniciasse. Fazer uma cópia de Frank Frazetta foi uma das maiores experiências da minha vida e posso confessar que cresci muito como artista em cada pincelada.









8 comentários:

  1. Beleza de passo a passo, Celso! Estou no aguardo da sequência.

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  2. Muito bom, Celso. Se eu pintasse um décimo do que você pinta, já estaria demais. Mas você segue, aprendendo ainda mais! Parabéns pela paixão e pelo passo a passo.
    Abração,

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  3. Cara essa ilustração te um efeito mistico incrivel. Dou-lhe meus parabens.

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    1. Obrigado Densetsu. Méritos ao mestre Frazetta! Abraços

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