© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados

Releitura 2: Girl and black horse




Interpretação pintada a óleo de desenho
a nanquim de Frank Frazetta

Esse é o primeiro de uma série de estudos pintados que irei fazer, transformando os desenhos em nanquim de Frank Frazetta em pinturas a óleo tentando trabalhar com a mesma paleta e o mesmo raciocínio do mestre.
Mesmo com os meus trinta anos de experiência em pintura, eu enfrentei sérias dificuldades técnicas neste trabalho.

Cometi um erro na escolha do tamanho da tela. 30 x 40 cm é uma medida muito pequena para algumas pinceladas "Frazetais". Nas mãos e no rosto eu precisei trabalhar com pincéis super finos e com muita precisão. O ideal era ter pintado em um formato próximo ao que o Frank Frazetta eventualmente pintava que era de 40 x 50 cm.
A maior dificuldade foi em imaginar como o mestre pintaria certas texturas e qual seria a sua paleta, como por exemplo, a pele e musculatura da mulher. Foi preciso colocar em prática todos os meus quase trinta anos de estudo sobre a sua arte. 
Apliquei algo em torno de 25 tons de cores na pele e essa gama só não aumentou devido justamente ao tamanho da tela. Me dei uma certa liberdade artística nessa pintura, até porque, conseguir visualizar pinceladas em óleo em um desenho preto e branco é algo extremamente complicado.
Eu tive que criar toda a atmosfera do cenário e das rochas que não existem no desenho a nanquim.
Cheguei a exata conclusão. Frank Frazetta está no nível de pintores como Rembrandt, Rubens e Bouguereau e copiá-lo como estudo está sendo talvez a minha maior experiência nesses longos anos como pintor. 

Frank Frazetta - Nanquim - 1977
© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados




Detalhe





3 comentários: