© Frank Frazetta - Todos os direitos reservados

ESTUDO 2 - Winged Terror



Winged Terror - Frank Frazetta - Óleo sobre tela - 1966

Esta obra de arte do mestre Frank Frazetta é para mim a supremacia na arte fantástica. Com certeza uma das inúmeras obras-primas já pintadas por ele nesse gênero. Tentarei dissecar essa beleza de pintura e entenderemos porque Frank Frazetta foi e sempre será o mestre supremo da arte da fantasia.
Nesse estudo destacarei a composição, conceito e a intenção dele em dinamizar o movimento e cores, fazendo com que a pintura tome vida e com isso encante gerações e gerações de fãs no mundo inteiro. Inconscientemente somos atraídos por essa pintura, à exceção da "fatura" das pinceladas que é fato, por ser excelente, mas também por algo que os nossos olhos não conseguem ver de imediato. 

Winged Terror  - 1966


Quando nos deparamos diante de uma obra de arte de algum mestre da pintura, seja de que período for da história da arte, a nossa primeira reação é adorá-la. Uns pela constatação de que estão diante de um gênio, outros pelo tema em questão e alguns outros pela força ou beleza que o quadro toca a cada um. Lembremos dos "nenúfares" de Monet, dos nús de Gustav Klimt ou ainda o belo "David" de Michelangelo. É um fato. Nós gostamos e pronto. Mas a grande maioria das pessoas não sabe exatamente o porquê de gostarem dessas obras. O que verdadeiramente nos atrai tanto nessas obras-primas desses grandes mestres?

Então vamos entender um pouco o que Frank Frazetta genialmente criou e o que está por trás dessa pintura e de todas as outras que faz com que os nossos olhos embevecidos as admire por tantos anos e as tornem eternas.

COMPOSIÇÃO TRIANGULAR :
Esse tipo de composição assenta o quadro em sua base, o tornando sólido e dessa maneira consagrando a firmeza com que a cena se desenrola.
Frank Frazetta enfatiza nessa composição de triângulos simplesmente "brincando" com a posição dos braços do guerreiro. Notem como dessa maneira ele atrai a atenção do observador para o foco principal, o rosto firme e destemido do guerreiro que enfrenta com bravura as bestas aladas.

Por último ele de novo forma um triângulo ou um "V" na perna ou nas junções das mesmas e notem que a perna que está sobre a asa de um dos monstros aparentemente já abatido é justamente a que enfatiza o nosso olhar para novamente o centro de interesse, o rosto do homem.

COMPOSIÇÃO TRIANGULAR

OBJETIVAÇÃO DO FOCO DE INTERESSE:
Forçando esse condicionamento do observador igual a um diretor que conduz um filme, ele trabalha a composição das cabeças dos monstros alados direcionadas de novo para o alvo. Apenas com isso já conseguiríamos apenas olhar primeiro para o guerreiro, pois nossas mentes são doutrinadas à isso através dessa composição fantástica.

OBJETIVAÇÃO DO FOCO DE INTERESSE

COMPOSIÇÃO CIRCULAR :
Mas Frank Frazetta não se dá por satisfeito, ele vai até a última gota do seu gênio para tornar essa composição uma das mais eloqüentes da historia da arte. Ele envolve tudo em uma elipse imaginaria formada pelos seres alados. Dessa maneira ele nos dá duas impressões.

1- O olhar do espectador não dispersará em mais nada a não ser para o foco da batalha.
2- Ele nos deixa uma pergunta: Será que o guerreiro conseguirá sair do círculo formado pelos monstros alados desejosos por matá-lo?

Com essa indagação intrínseca, ele torna o quadro eterno, pois ninguém conseguirá responder, apenas torcemos pelo herói. Ele cria um suspense infinito e assim traz isso à tona sempre que olharmos para o quadro e termos essa mesma indagação. Pensemos se não é isso que Hitchcock fez em seus filmes? Todos nós sabemos o final de "Um corpo que cai", " Janela indiscreta", "Os pássaros" mas sempre que os assistimos ficamos adrenalizados até o fim. Isso é fascinante não é?

COMPOSIÇÃO CIRCULAR


PONTOS DE INTERESSE:
Seguindo em nosso estudo. Frazetta marca na sua composição os quatro pontos de maior interesse do quadro. As cabeças dos monstros e a cabeça do guerreiro. E de novo aparece o triângulo composicional e mais uma vez o centro disso tudo é o guerreiro e sua expressão destemida.

PONTOS DE INTERESSE

SENTIDO AO MOVIMENTO:
Porém seria um tanto "passageiro" e até monótono se ao olharmos o guerreiro e sua expressão, perdêssemos o interesse no quadro rapidamente. Mas aí entra de novo a mente prodigiosa desse mestre da pintura fantástica. Lembram que os braços formavam um triângulo? Pois bem, agora prestem atenção como a cada braço e perna têmá um sentido. Eles estão colocados de maneira estratégica para não só focarem o nosso olhar no guerreiro, mas também dizerem ao espectador: "Olhem também para os monstros alados!" Portanto cada braço aponta na direção de um monstro e a perna direita aponta para a asa do monstro caído e a esquerda firma a composição no chão quebradiço, como querendo dizer: "Eu os colocarei no chão através da minha espada mas também corro um risco", dado a entender pelo chão que ameaça desabar sob o herói.

SENTIDO AO MOVIMENTO

COMPOSIÇÃO COM ELIPSES:
Nesse jogo de interesse de composição, Frank Frazetta vai além. É no jogo das elipses entrelaçadas onde ele irá dar o movimento maior ao quadro, pois até então a intenção foi na atenção do espectador. Mas Frazetta sabe que a atenção de quem olha o quadro é passageira, portanto ele precisa "incendiar" a cena, trazendo o espectador à ela e deixando cada vez mais tensa a ação do guerreiro. É preciso fazer que quem a olhe, pulse com o quadro e para isso nada melhor que simples elipses entrelaçadas. Notem a elipse do cenário lá atrás. Notem que quase todas as elipses têm como centro ou parte dele, a cabeça do guerreiro.

Qualquer artista que queira ação em seus quadros, trabalhará com elipses. Elas enfatizam o olhar de forma circular e faz com que os olhos não parem de se movimentar sobre o interesse em questão. Lembremos do símbolo do infinito.

COMPOSIÇÃO COM ELIPSES

COMPOSIÇÃO COM CORES ANÁLOGAS E COMPLEMENTARES:
Bem, nesse estágio Frank Frazetta tem agora o desenho pronto, o estudo do conceito e composição, sabe que tem em mãos uma cena vibrante e extraordinária. Qualquer um diria: Ok, Frazetta, agora joga a tinta pra terminar logo esse desenho e transformá-la em uma pintura sensacional. Sensacional é pouco para ele, Frazetta quer uma obra-prima e isso leva muito suor e muitas horas pensando. Qualquer cor estragaria tudo o que ele criou, acabaria com a maestria de uma composição, portanto ele precisa acertar em cheio no alvo, usar todo o seu conhecimento e inspiração... E o faz.

Usando de forma brilhante um recurso simples de primárias e complementares, o mestre deve ter pensado que se deu certo com o grande pintor romântico Eugéne Delacroix e todos os outros depois dele, por que não daria certo com ele também?
A primeira coisa que ele faz é unificar todos os monstros alados em uma cor quase uniforme de verde terroso. Dessa maneira ele fecha o cerco ao guerreiro e de novo nos causa suspense.

COMPOSIÇÃO COM CORES
ANÁLOGAS E COMPLEMENTARES

ENFATIZANDO OS TONS DE PELE:
Por que verde terroso? Lembremos que a intenção do quadro está no guerreiro e a sua luta destemida contra esses monstros. Lembremos que o verde é complementar ao vermelho e é dessa cor que Frazetta pinta o calção e a espada ensangüentada. Portanto circunda o calção e a espada desse verde.
E por que o verde terroso e não só verde? Dessa maneira ele unifica os monstros alados ao fundo, também pintado de um terra mais claro. Lembremos, ele quer o nosso olhar atento ao guerreiro e sua espada, mas precisamos também conseguir enxergar os monstros em um segundo posterior. Vejam que até as pedras são de um cinza esfriado com verde. Magistralmente ele aplica alguns toques de azul no homem e nos seres, para que com isso, saliente os laranjas da pele. Laranjas e azuis são complementares. E por fim a única parte do quadro que ele aplica o negro é nos cabelos do guerreiro, fechando assim o nosso olhar para o destemido e sua espada.

ENFATIZANDO OS TONS DE PELE


Agora podemos entender porque algumas obras de arte nos fascinam tanto. Porque passam séculos e séculos encantando multidões de pessoas.
Muitos pensam que os artistas apenas colocam tinta em suas telas de uma maneira descuidada e que seus quadros são obras do acaso da inspiração.
Seria muito descuido imaginar isso na "ronda Noturna" de Rembrandt, "O beijo" de Gustav Klimt, " A crucificação de São Pedro" de Caravaggio, " Terraço do café em Arles a noite" de Van Gogh ou " A leiteira" de Johannes Vermeer.

Alguns artistas só se preocupam no virtuosismo da técnica para embelezarem suas obras e uma maneira mais fácil de conseguir aceitação do público, esquecendo o que está por trás delas. Um bom desenho, uma ótima composição, uma verdadeira intenção e conceito, etc. A técnica da pintura apenas irá coroar isso tudo, mas não é o principal.


Direitos autorais do texto estudo:
© Celso Mathias - Todos os direitos reservados.


Em breve, novos estudos.

6 comentários:

  1. Oi, Celso Mathias. Excelente as suas explicações sobre composição, quando alguém me pergunta sobre o assunto, eu sempre recomendo o seu blog. Obrigado por compartilhar o conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre. Obrigado pela força ! Esse é um blog de interesse coletivo!! abraços e volte sempre!!

      Excluir
  2. Olá Celso, sempre quis dizer o quanto admiro sua técnica e dedicação..nos coments do fbk não tenho conseguido..descobri o blog hoje..extremamente útil as explicações..de uma profundidade admirável...obrigado por dividir seu conhecimento..Parabéns..sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo. Esse feedback é muito importante para mim e lhe agradeço por isso. Sucesso para todos nós. Abração

      Excluir
  3. parabens pelo blog Celso
    adorei sua explicação

    ResponderExcluir